Colírio: dicas, tipos e como usar

Colírio: dicas, tipos e como usar

Essas dicas de como utilizar colírio podem te ajudar bastante no tratamento do seu problema nos olhos!

Como pudemos ver em outros posts do nosso blog, existem diversas doenças oculares e diferentes tratamentos para cada uma delas. 

Algumas pessoas precisam utilizar óculos para melhorar, lentes de contato e outras só melhoram através de uma cirurgia, como a catarata, por exemplo. 

No entanto, algumas dessas doenças e problemas podem ser mais do que imaginamos e resolver com o uso de colírios.

Apesar de não precisar de receita e achar em qualquer farmácia para comprar, é um remédio e, como tal, deve ser usado com bastante cuidado, mas quais são as dicas para o uso deste medicamento? 

Quais são os tipos que existem? 

Antes de conhecermos algumas dicas para usar bem este medicamento para os olhos, é importante entender que existem diversos tipos de colírios, sendo os principais: 

  • Lubrificante: Indicados para tratar problemas como síndrome do olho seco, ardor, irritação ou mesmo coceira provocada por fumaça, produtos químicos, dentre outros; 
  • Antialérgico: Esses tipos de colírio são utilizados, muitas vezes, para tratar sintomas relacionados à conjuntivite alérgica, como vermelhidão, coceira, irritação, dentre outros;
  • Colírios Antibióticos: Usados para tratar infecções causadas por bactérias, esse tipo é muito indicado para conjuntivite bacteriana; 
  • Anti-inflamatório: Contendo substâncias que reduzem a inflamação nos olhos, esses colírios são bastante utilizados para o tratamento de conjuntivite viral, crônica ou ceratite, além de ser indicado em caso de recuperação de cirurgia nos olhos.

É importante entender também que os colírios antialérgicos, antibióticos e anti-inflamatórios precisam de receitas por conterem medicamentos como corticóide e antimicrobianos. Os outros, podem ser utilizados para lubrificar os olhos. 

Para saber o tipo certo de colírio que deve utilizar para o tratamento do seu problema, é fundamental ir a um oftalmologista, mas quais os cuidados na hora de utilizar esses medicamentos? 

Cuidados para ter na hora de utilizar colírios 

O primeiro cuidado que você deve ter na hora de utilizar esse medicamento é com a higienização. Antes de usar é importante higienizar bem as mãos, pois nossos olhos são bastante sensíveis, podendo causar infecções facilmente. Por esse motivo, para tocá-los, deve-se estar de mãos limpas. 

É importante estar deitado na hora da aplicação 

A segunda dica é, na hora da aplicação do colírio nos seus olhos, estar deitado. Assim, traz mais facilidade na hora de puxar a pálpebra e aplicar o medicamento. É fundamental também esperar alguns segundos para que ele seja absorvido pelos seus olhos. 

Pingue a quantidade indicada

Como citado anteriormente, o colírio é um medicamento e para tratar seu problema ocular com ele, a primeira coisa que deve fazer é ir a um oftalmologista para que ele possa diagnosticar qual é o seu problema. 

Caso precise utilizá-lo, ele vai passar uma quantidade de gotas que precisam ser pingadas por vez e quantas vezes ou dias isso deve ser feito. Com isso, é fundamental seguir essa indicação. 

Quantos colírios você precisa utilizar? Faça isso um de cada vez 

Em alguns casos, o tratamento exige a utilização de mais de um colírio para que o problema seja curado. Para isso, é importante entender que deve utilizar apenas um medicamento por vez. Então, caso tenha que utilizar 2, por exemplo, espere pelo menos 15 minutos para utilizar o próximo. 

Equipe OS Kobayashi 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.