Catarata ocular, saiba tudo sobre, com a OS Kobayashi!

Catarata ocular, saiba tudo sobre, com a OS Kobayashi!

A catarata ocular é uma das doenças nos olhos mais conhecidas no Brasil, mas quais são as causas e como se prevenir? 

Os olhos são uma das partes mais sensíveis do nosso corpo. Estando bastante expostos, é preciso tomar bastante cuidado com bactérias e vírus que circulam no ar para não pegar doenças. 

Um desses cuidados, por exemplo, é a boa higienização das mãos, para não que não corra nenhum risco quando for levá-la até os seus olhos. No entanto, há doenças que não vêm de vírus ou bactérias e sim por outros meios, como é o caso da catarata ocular. 

No post de hoje vamos te mostrar tudo o que você precisa saber sobre essa doença, como prevenir e como você pode realizar o tratamento. 

O que é catarata ocular?

 Sendo uma das principais causas de cegueira do mundo, a catarata é uma doença ocular que tem como principal característica a perda de transparência do cristalino do olho, que nada mais é do que uma lente natural que ajuda a trazer foco para diferentes distâncias. 

Para isso, esse cristalino permite que os raios de luz atravessem e alcancem a retina para formar a imagem. Com isso, qualquer perda da transparência pode ser considerada uma catarata. Essa doença pode ser tanto adquirida quanto surgir de forma espontânea, sendo a causa mais comum o envelhecimento. 

No entanto, ela também pode estar associada a outros fatores, tais como o tabagismo, alcoolismo, doenças oculares, diabetes, medicamentos com corticóide e outras doenças oculares. 

Devido às inúmeras formas de se manifestar, de acordo com cada pessoa, ela pode acometer apenas um ou ambos os olhos. No entanto, mesmo quando ocorre nos dois, ela pode acabar se mostrando assimétrica, ou seja, ser maior em um mais do que em outro, mas quais são os principais sintomas? 

Quais são os principais sintomas da catarata ocular? 

Como citado anteriormente, a catarata ocular ocorre quando há uma perda da transparência do cristalino. Com isso, a visão da pessoa também começa a ficar turva e embaçada e ela não consegue enxergar de forma nítida. 

Nos estágios iniciais dessa doença, por exemplo, para que está enxergando com as lentes um pouco embaçadas. Com o tempo, o grau dos óculos vai aumentando e, dependendo, pode ser que a doença leve a pessoa à cegueira. Já em outros casos, a pessoa pode enxergar apenas vulto.

Qual o tratamento para a catarata? 

É importante entender que o diagnóstico para a doença deve ser feito através de exames no oftalmologista. Depois disso, ele pode indicar o paciente a realizar uma cirurgia, mas se esse for o seu caso, fique tranquilo. 

Ela é feita com anestesia local e possui uma alta tecnologia, sendo executada com o máximo de segurança, tendo como principal objetivo realizar a substituição do cristalino danificado por uma lente por uma lente artificial, que irá recuperar a função perdida. 

Para não precisar realizar o tratamento e prevenir essa doença, é importante que você utilize óculos com proteção contra raios UVs, além de diminuir o tabagismo, controlar a diabetes, proteger os olhos contra traumas, dentre outros cuidados. 

Equipe OS Kobayashi

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.