Lentes de Alta Dioptria

Lentes de Alta Dioptria

Entenda como são as lentes de Alta Dioptria e os benefícios que elas podem trazer para você!

A miopia, hipermetropia e astigmatismo são alguns dos maiores e mais comuns problemas de visão. No caso da miopia, seu principal sintoma é fazer a pessoa ver objetos de perto com bastante nitidez, mas os distantes acabam dando a impressão de que eles estão embaçados.

 No caso da Hipermetropia, é ao contrário. Ao invés de os objetos longe ficarem embaçados, isso acontece nos de perto, e no astigmatismo, a superfície frontal do olho ou o cristalino, no interior do olhos, é curvado em certa direção em um olho diferente do outro, causando visão embaçada, fotofobia, dores de cabeça entre outros..

Atingindo milhões de pessoas somente no Brasil, o principal método de tratamento é com o uso de óculos ou lentes, sendo o primeiro o mais utilizado.

Acontece que um dos maiores problemas envolvidos nesse tipo de tratamento é que quanto maior o grau que a pessoa estiver usando, maior também será a lente, podendo não se encaixar perfeitamente na armação e dar a impressão de “fundo de garrafa” para miopia e de olhos aumentados, como uma lupa, no caso da hipermetropia. Isso pode fazer com que os óculos não tenham uma boa aparência estética.

Para corrigir esse problema tão comum, existem as lentes de Alta Dioptria. No post de hoje da OS Kobayashi te ensinaremos um pouco mais sobre ela e quais são os principais benefícios que pode trazer! Continue lendo o conteúdo e confira!

Alto índice de refração

Para que a gente consiga focar e enxergar bem as coisas que estão distantes, nas lentes tem algo que chamamos de índice de refração. Ela determina qual será o poder da matéria-prima de mudar a direção dos raios da luz solar para assim conseguir atingir o foco.

Esses índices, nas lentes comuns, costumam ser menores, o que faz com que elas sejam mais finas no meio e grossas nas pontas, deixando algumas partes para fora da armação. No entanto, quanto maior ele for, menor será a espessura necessária para dar nitidez à sua visão.

Por isso, na hora de escolher as lentes perfeitas para os seus óculos, se tiver um alto grau de miopia, hipermetropia ou astigmatismo, opte pelas que possuem alto índice de refração, pois elas serão mais finas e muito menos pesadas.

Características asféricas e esféricas nas lentes de alta Dioptria

Outra característica fundamental de entender para tirar o efeito “fundo de garrafa” e “olhos aumentados” são as lentes esféricas e asféricas.

A primeira, como o próprio nome diz, tem um formato de esfera tanto na face interna das lentes quanto na externa. Com isso, ela deixa muito do seu material para a borda (que acaba ficando muito grossa em alguns casos) e pouco para o centro, criando um desequilíbrio que deixa os efeitos citados acima.

As asféricas, no entanto, possuem um formato mais plano, o que traz mais equilíbrio de tamanho em todo o material.

Mas quais são os tipos de refrações existentes nas lentes?

Sendo o índice de refração uma das principais causas do efeito “fundo de garrafa”, por isso, é essencial entender quais são eles e para que serve cada um:

  • Lentes 1.67: Indicada para graus altos, mas não tanto, esse tamanho de lentes possui um alto custo no país, sendo a partir de 500 reais. No entanto, dependendo do tanto que a pessoa utiliza, suas bordas costumam ser um pouco mais grossas;
  • Lentes 1.74: Podendo ter o seu valor aumentado devido ao grau que ela precisa ser utilizada, essas lentes são feitas, geralmente, em resina, e por muito tempo foi considerada as mais finas do Brasil;
  • Lentes 1.76: Tendo surgido recentemente, essas lentes possuem um alto índice de refração, que você pode encontrar nas de resina.

Você também pode encontrar alguns modelos de lentes de vidro, que podem ter refração de 1.8 e 1.9, mas elas são para graus muito altos, principalmente de astigmatismo.

Além disso, para escolher as lentes ideias para o seu problema de visão e os seus óculos, é fundamental saber qual será a matéria-prima ideal para cada tipo de lente.

Equipe OS Kobayashi

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.