Saiba as vantagens dos óculos com lentes de luz azul

Saiba as vantagens dos óculos com lentes de luz azul

Utilizar óculos com lentes de luz azul pode trazer diversas vantagens. Conheça quais são elas!

Muitas pessoas passam horas em frente à televisão, computador e, principalmente, celular, e acabam sentindo um desconforto e até mesmo cansaço nos olhos. Isso significa que podem estar sendo muito afetadas pela luz azul, emitida pelas telas desses dispositivos.

Sabemos que nem sempre ficamos tanto tempo mexendo neles por que queremos e sim precisamos, seja para trabalhar, estudar ou realizar outras atividades. No entanto, esse hábito pode trazer vários problemas de saúde, em pessoas de todas as idades, sobretudo para os olhos, um dos órgãos mais sensíveis do nosso corpo.

Apesar dessa luz nos avisar que está na hora de acordar, ajudando no ciclo do sono, também pode prejudicar, caso tenhamos uma exposição excessiva a ela, mas por que isso acontece?

O que é a luz azul?

Com um comprimento de onda situado entre 400 e 450 nm, a luz azul é um espectro de luz visível e existem duas fontes para ela. A primeira é natural, o sol. Já a segunda é a artificial emitida por alguns dispositivos eletrônicos.

Com isso, podemos dizer que ela pode ser considerada boa e ruim ao mesmo tempo. Enquanto a emitida pelos raios solares melhora os níveis de vitamina D, a disposição, o humor e até mesmo o estado de alerta, o uso prolongado da artificial pode até afetar o ciclo circadiano e diminuir a produção da melatonina, também conhecido como hormônio do sono, e deixa a pessoa com insônia.

Por esse motivo, a utilização de um óculos com lentes que filtram a luz azul pode ser bastante importante para sua saúde, mas quais são as principais vantagens?

Os óculos com lentes com filtro azul podem ser com ou sem grau

A primeira vantagem de utilizar óculos que possuem lentes com filtro para te proteger da luz azul nociva, sem dúvidas, é que ele pode ser feito com ou sem grau. Sendo assim, qualquer pessoa pode utilizá-los, inclusive na questão de idade.

É importante entender que as pessoas que não possuem problemas nos olhos, como a miopia, por exemplo, podem utilizar esses óculos para descansar das dores de cabeça, para leitura e, claro, para mexer nos dispositivos eletrônicos.


Muito mais conforto para enxergar

Outra vantagem fundamental dos óculos com lentes de luz azul é o conforto que eles proporcionam para enxergar.

Quando passamos muito tempo em frente ao celular, computador, televisão, entre outros, nossos olhos vão ficando cansados e começamos a ter sintomas como fadiga ocular, muitas dores de cabeça, olhos lacrimejando e até mesmo visão embaçada.

Com isso, ao utilizar esses acessórios, o efeito dessas luzes vão ser menos nocivos, o que traz mais conforto para você enxergar.

Você consegue dormir muito melhor

Uma das principais vantagens dos óculos que possuem lentes com filtro para luz azul é que você também consegue dormir bem, afinal, eles só bloqueiam a artificial, deixando passar os raios naturais, que são importantes para regular nosso ciclo de sono.

Além disso, não sendo exposto excessivamente a ela, terá menos insônia, maior produção de melatonina e também ótimas noites de sono.

Também podem ser importantes para as crianças

Com a tecnologia crescendo diariamente, cada vez mais crianças estão tendo contatos com dispositivos eletrônicos com telas, como celular, computador, tablet, televisão, dentre outros.

Por esse motivo, utilizar óculos com filtro azul pode ser uma ótima opção para protegê-las dos efeitos nocivos dessa luz.

Equipe OS Kobayashi

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.