A obesidade pode afetar significativamente a saúde dos seus olhos. Entenda a ligação!
A obesidade é um dos grandes desafios da nossa sociedade. Dependendo do caso, ela pode se tornar um grande risco para as pessoas e ser um fator de desenvolvimento para diversas doenças, como diabetes, colesterol, pressão alta, dentre outras.
Essa condição está se tornando muito comum em países no mundo inteiro. No Brasil, por exemplo, a obesidade crônica aumentou 67,8% nos últimos 13 anos. A estimativa é que se esses números continuarem crescendo, em 2025, pode chegar a 700 milhões de habitantes com essa comorbidade.
O problema é que isso também prejudica a saúde de todo nosso corpo, inclusive na visão, podendo causar alguns danos, mais quais problemas oculares tem relação com a obesidade?
Quais são as doenças que podem ser desenvolvidas devido à obesidade?
O aumento pode interferir diretamente na saúde dos seus olhos. Alguns dos problemas, pode ser derivados de outras doenças, já outros, podem ser causados precisamente pela obesidade.
A hipertensão, conhecida também como pressão alta, pode causar problemas de fundo do olho. A diabetes, por sua vez, também pode ocasionar em outras doenças oculares.
Ela altera os vasos sanguíneos, levando à retinopatia diabética, que pode causar visão distorcida, embaçada ou ocasionar na perda total dela que, se não tratada a tempo, pode ser irreversível.
Claro, o desenvolvimento de doenças como a diabetes e a hipertensão não estão diretamente relacionadas à obesidade, no entanto, o excesso de peso aumenta consideravelmente o risco de desenvolver essas comorbidades.
Outra que também pode afetar bastante sua visão devido à obesidade são os triglicerídeos altos, que também prejudicam a circulação sanguínea do fundo dos olhos, que pode causar diversos problemas à sua visão, incluindo a perda total.
Além disso, pessoas obesas também têm diminuição da capacidade de combater radicais livres. Essas substâncias são essenciais para a regeneração das células em nosso corpo, inclusive das dos nossos olhos.
O crescimento desses radicais livres que são provocados pela obesidade, acaba danificando as células da retina que são sensíveis à luz, aumentando o risco de degeneração macular seca, doença que causa perda progressiva da sua visão, podendo também levar à cegueira, caso não foi tratado, mas quais são os tratamentos indicados para problemas causados pela obesidade?
Tratamentos para doenças oculares provocadas pela obesidade
Muitas doenças oculares, não só as causadas por conta do excesso de peso, podem passar despercebidas, onde as pessoas podem dar conta da sua existência somente quando já estão em estágios mais avançados.
Por esse motivo, a prevenção é o melhor remédio. É importante realizar visitas regularmente no oftalmologista, pois assim, caso esteja desenvolvendo alguma doença, pode ser diagnosticada precocemente, conseguindo iniciar o tratamento o mais rápido possível e dando tempo de reverter.
Se a doença ocular já estiver desenvolvida e em um estágio um pouco mais avançado, é necessário realizar o tratamento.
No caso de problemas desenvolvidos por conta da obesidade, é importante que ele seja tratado em várias frentes, ou seja, com oftalmologista, clínico geral, psicólogos e também nutricionistas, pois eles podem ajudar a tratar a raiz da doença.
Equipe OS Kobayashi
Deixe uma resposta