O eixo do astigmatismo define onde e qual é o grau do seu problema. Entenda mais!
O astigmatismo é um dos principais problemas de visão. Sendo muito comum, ele atinge cerca de 2 milhões de pessoas por ano somente no Brasil, tendo como principal sintoma a visão turva.
Isso se deve ao fato de que esse problema é causado por uma imperfeição na curvatura da córnea, deixando um olho diferente do outro, o que ocasiona em uma imagem na retina mais distorcida.
Um dos seus principais tratamentos consiste na utilização de óculos de grau e, para isso, é medido o eixo do astigmatismo e colocado na receita, mas muitas pessoas ainda não sabem o que isso significa.
O que é eixo de astigmatismo e como esses graus são definidos nas receitas oftalmológicas?
Vindo acompanhado com a receita dos seus óculos, o eixo de astigmatismo basicamente é a posição do grau do astigmatismo nos seus olhos.
Para entender melhor sobre isso, existem duas potências de lente: a esférica e a cilíndrica.
Na primeira, ela é medida em Dioptrias e receitada para corrigir problemas como miopias e hipermetropias. Se o número receitado for seguido por um sinal de menos, o indivíduo é míope. No entanto, caso não tenha nenhum símbolo ou um sinal de positivo (+), a pessoa possui hipermetropia.
Já a cilíndrica, indica o valor da potência da lente de astigmatismo. Esse termo indica que ela não é esférica (ou seja, possui o mesmo valor dióptrico em todos os meridianos) como a primeira, mas é desenhada compensando a diferença entre as curvaturas da córnea, que apresenta um meridiano mais curvo e outro mais plano
Sendo assim, é necessário ver a medida desse eixo, pois, esses pontos atingem vários lados dos nossos olhos, e essa medida é medida por grau, de 0 a 180.
Por esse motivo, obrigatoriamente, a sua receita deve vir acompanhada com as marcações cilíndricas e do eixo, caso tenha astigmatismo, pois, se isso não ocorrer, não possui esse problema ou ele é tão pequeno que não precisa ser corrigido.
Contudo, diferente da hipermetropia e miopia, onde o grau é colocado em toda superfície da lente, o do astigmatismo é colocado apenas onde foi definido o eixo do problema.
É possível ter mais de um problema nos olhos?
Sim, sendo o astigmatismo, miopia e hipermetropia os problemas mais comuns na visão, é possível que tenha todos eles ao mesmo tempo, mas não no mesmo olho.
Isso acontece porque a miopia e hipermetropia não podem ocorrer no mesmo local, visto que elas estão relacionadas ao tamanho dos olhos e onde as imagens se formam nele.
Os hipermetropes, por exemplo, possuem os olhos pequenos, por isso, a imagem é formada após a retina, o que faz com que os objetos próximos fiquem embaçados. Já os míopes possuem olhos mais longos e as imagens são formadas em frente à retina, tendo como principal sintoma a visão turva para os objetos que estão longe.
Por esse motivo, esses problemas não podem ocorrer no mesmo olho. O que pode acontecer é uma pessoa ter miopia e astigmatismo em um, hipermetropia e astigmatismo em outro.
O que acontece se o eixo vier errado?
Além do eixo, existem outras partes dos óculos que podem estar erradas, como a medida da DNP e a altura incorreta da sua montagem, o que pode causar dificuldade na adaptação, além de distorção e alteração nas imagens que estão enxergando.
Equipe OS Kobayashi
Deixe uma resposta