O período de gestação, sem dúvidas, é um momento marcante na vida de muitas mulheres que desejam ser mães, de tal modo, o momento exige também uma série de cuidados com a saúde no geral para que a gravidez ocorra de forma tranquila e sem grandes intercorrências.
Um desses cuidados é justamente a visita ao oftalmologista, que já é indicado para todas as pessoas ao menos uma vez ao ano, o fato é que a gravidez produz inúmeras mudanças hormonais que podem, inclusive, afetar a visão da mãe, portanto, redobrar os cuidados com a saúde ocular nessa fase é a escolha mais assertiva.
Vamos saber um pouco mais sobre o assunto e ficar por dentro de todas as informações necessárias.
Por que os cuidados com a saúde ocular devem ser redobrados durante a gestação?
De fato, a realização correta do pré-natal é uma das principais obrigações das mulheres durante o período de gestação, a medida atua como uma forma de prevenir muitas patologias, tanto para o bebê quanto para a mãe.
Diante disso, como citamos acima, cuidados adicionais com alguns outros quesitos também são necessários, como é o caso da saúde ocular.
O fato é que, durante a gestação os níveis de progesterona, um hormônio liberado durante o período gestacional, aumentam consideravelmente e isso pode acarretar alguns problemas na visão.
Sendo assim, caso o hormônio esteja em um nível considerado alto no corpo, é possível que o colágeno da córnea seja atingido, o que pode levar a problemas de visão temporários ou permanentes na mãe.
Os principais problemas que podem surgir são: olho seco, visão embaçada e/ou surgimento de algumas manchas, além de um aumento na sensibilidade à luz e até mudança no grau ocular, fato que ocorre principalmente em mulheres que já fazem uso de óculos de grau.
Quais são os cuidados que se deve ter com a saúde ocular durante a gestação?
De modo geral, é importante que mesmo sem apresentar nenhum sintoma específico a mulher faça uma visita a um especialista para avaliar a sua saúde ocular. Essa medida, sem dúvidas, pode evitar transtornos futuros, como é o caso de problemas de visão permanente.
Além disso, o acompanhamento especializado garantirá também que nenhum problema já existente na visão venha a se agravar durante o período gestacional.
Ao passo que também, ao menor sinal de algum sintoma ocular durante a gestação, é indicado que a mulher procure um profissional especializado e de sua confiança para realizar uma avaliação completa e segura sobre a saúde dos seus olhos.
Outra medida bem importante para cuidar da saúde dos olhos é que, especialmente, durante a gestação a mulher tenha uma boa alimentação e inclua no seu cotidiano alguma atividade física, pois, essas medidas irão diminuir o risco de desenvolver diabetes gestacional e pré eclâmpsia, que podem ocasionar diversos problemas, e entre eles comprometer a saúde dos olhos.
Diante disso, a saúde ocular está relacionada com a manutenção de bons hábitos de saúde, que produzem benefícios tanto para a gestante quanto para o bebê.
Equipe OS Kobayashi
Deixe uma resposta