Miopia: entenda quais são as causas e como é possível tratar a doença

Miopia: entenda quais são as causas e como é possível tratar a doença

A miopia é um problema de visão muito comum, o sintoma principal é quando uma pessoa não consegue ter uma boa imagem das coisas de longe, enxergando adequadamente apenas objetos, coisas e pessoas quando estão mais próximas.

Entre as principais causas da miopia podemos destacar a hereditariedade, isso é: um problema que passa de geração para geração. A visão embaçada também é um dos fatores que mais incomoda quem tem esse problema.

Quais são as principais causas da miopia?

A primeira e principal causa da miopia é o tamanho do olho diferente do normal. Assim, quando o olho é maior do que deveria ser promove um aumento de convergência da luminosidade que ao invés de serem projetadas na retina do olho, são feitas à frente da retina.

Assim, é imprescindível que se mencione que a miopia pode ser classificada de formas diferentes, como por exemplo:

  • Miopia axial: este tipo surge quando o globo ocular é mais longo. Esse tipo classifica as miopias de graus maiores.
  • Congênita: essa ocorre quando uma criança nasce com as alterações, essa miopia permanece com o indivíduo durante toda a sua vida.
  • Secundária: a miopia secundária é associada a outros problemas como a catarata, por exemplo.
  • Miopia de curvatura: essa é a miopia mais frequente , ocorre pelo aumento da curvatura da córnea ou cristalino, gerando as imagens antes do local certo da retina ocular.

Como é feito o tratamento?

Como já dissemos acima, as causas da miopia podem ser várias, até mesmo a hereditariedade. No entanto, o tratamento é bastante específico e pode ser realizado através de óculos e lentes de contato.

Esses itens podem ser imprescindíveis, pois é através do uso deles que os raios de luz podem ser gerados corretamente, colocando a imagem sobre a retina do olho. Em alguns casos, a cirurgia é uma opção para o tratamento da miopia, mas ela só é recomendada quando há uma estabilização no grau do paciente. Além disso,  há riscos em sua realização e eles devem ser calculados pelo paciente e principalmente pelo especialista. 

Por isso, na maior parte dos casos o uso adequado de óculos ou lentes de contato específicos resolve o problema sem que para isso o paciente tenha que correr riscos ou passar por uma cirurgia, algo que não deve ser realizado de maneira arbitrária.

Assim, os óculos e lentes de contato desempenham não apenas uma função estética e a manutenção de um estilo moderno ou seu acessório, mas sim de uma importante e imprescindível ferramenta para a adequação da visão.

Equipe Os kobayashi

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.