Sabemos que realizar exames é um dos principais métodos para se detectar problemas e possivelmente tratá-los a tempo, sem que antes eles manifestem sintomas e condições mais graves.
Assim como os exames de rotina, os exames oftalmológicos, conhecidos também como “exames de vista” são essenciais para manter a saúde sempre em dia.
Deste modo, recomenda-se que esses exames sejam realizados com boa regularidade, com no máximo um espaço de até 12 meses entre um e outro.
Sabendo da real importância desse assunto, nós trouxemos neste artigo uma lista com os principais exames para os olhos; por isso, para ficar por dentro de como manter a saúde dos seus olhos adequada, continue com a leitura!
Os principais exames para os olhos
Avaliação externa
A avaliação externa, como o próprio nome já sugere, é uma observação externa do olho do paciente.
Ele é o primeiro exame de rotina feito pelo especialista. Sua função é averiguar as pálpebras, canais lacrimais, vermelhidão e outros.
Teste Ortóptico
O exame ortóptico é conhecido também pelo nome de exame de motilidade ocular.
Sua função é avaliar os músculos que fazem parte da movimentação dos olhos, verificando as alterações sensoriais.
Assim, ele pode ser recomendado mais em casos de análises de alinhamento de olhos, posição do olhar e também é eficiente para detectar problemas como estrabismo e ambliopia.
Exame com lâmpada de fenda (biomicroscopia)
Esse exame dá um detalhamento 3D do olho do paciente, ele permite uma visão bastante detalhada da situação e traz informações extremamente importantes para o especialista conduzir um tratamento mais adequado caso seja necessário.
Através deste exame é possível detectar graves inflamações no olho e possíveis doenças como conjuntivite, catarata, glaucoma e problemas na íris.
Exame do fundo do olho
Este é o mapeamento de retina, um dos principais exames para os olhos, e busca analisar como estão as estruturas oculares do paciente.
Ele dá informações pertinentes sobre o estado da retina, nervo óptico e dos vasos sanguíneos.
Através do oftalmoscópio, aparelho que possui uma lente adequada para permitir que o médico veja com mais detalhes a estrutura interna do olho do paciente, é possível detectar doenças como retinopatia hipertensiva e diabética e também glaucoma.
Além de ser eficiente na detecção de câncer nos olhos.
Topografia de córnea
A topografia da córnea realiza um mapeamento do relevo da córnea e estabelece a curvatura. Ele é mais indicado nos casos de diagnósticos precoces e pacientes que estão se adaptando às lentes de contato.
Exame de refração
Um dos principais exames para os olhos, o exame de refração vai fazer uma avaliação da capacidade de enxergar do paciente, é ele quem irá auxiliar o especialista na detecção do grau de óculos que o indivíduo precisará utilizar.
Certamente este é o exame mais realizado e conhecido popularmente.
Como dissemos, os exames de vista são importantes para a manutenção da saúde e a detecção de problemas oftalmológicos.
Para ambas as situações, e até mesmo para a prevenção de problemas, os óculos e as lentes de contato são eficientes, e para isso você pode contar com Os Kobayashi, com as melhores opções em armações e lentes do mercado.
Equipe Os Kobayashi
Deixe uma resposta