Entenda a importância e as fases do desenvolvimento visual!

Entenda a importância e as fases do desenvolvimento visual!

Sem dúvidas, o desenvolvimento visual é uma das fases mais importantes na vida de toda criança, visto a importância desse órgão, principalmente para nós humanos. Como sabemos, é a partir dos olhos que os bebês começam a descobrir os inúmeros estímulos ao seu redor.

Por isso, os cuidados com esse órgão precisam acontecer antes mesmo do bebe nascer, ou seja, o acompanhamento no processo de pré natal se torna fundamental tanto para tratar quanto para prevenir possíveis condições, entre elas, relacionados ao campo visual da criança.

Mas você sabe como ocorre o desenvolvimento visual? Vamos saber um pouco mais sobre o assunto e entender qual a importância desse processo, confira!

Desenvolvimento visual da criança

Apesar da visão ser um dos órgãos mais nobres de nós humanos, ela não está completamente formada assim que nascemos, sendo fundamental um período de maturidade para o seu completo desenvolvimento.

Especialistas afirmam que o primeiro ano de vida é de extrema importância para o desenvolvimento bem-sucedido desse órgão, que coincide também com um período de descobertas como um todo.

Recém nascidos

Logo quando nascem, os bebês não conseguem enxergar nada ao seu redor com nitidez, além disso, seu campo visual se reduz apenas à possibilidade de enxergar o rosto do seu cuidador, por exemplo.

Nessa fase, é comum notarmos que os olhos dos bebês são bem pequenos, podendo vir a tornar-se 3 vezes maior com o passar do tempo.

Primeiro trimestre de vida 

No início dessa fase, a criança já consegue acompanhar alguns objetos com o olhar, as cores também começam a fazer parte do campo visual dos pequenos, pois eles já são capazes de identificar o vermelho e o amarelo.

Profissionais alertam que é essencial o estímulo nessa fase, já que os bebês começam a se interessar por cores vivas e expressivas, contribuindo dessa forma para o seu desenvolvimento sadio.

Segundo trimestre de vida

Quando o bebê alcança essa idade mudanças significativas já podem ser notadas, a principal delas é a capacidade de reconhecer se o objeto está longe ou perto. Além disso, os detalhes do ambiente conseguem ser notados com facilidade.

Nessa fase, brincadeiras de esconde e esconde, por exemplo, começam a atrair a criança, já que ela já tem maturidade visual para entender as sutilezas desse sistema.

Terceiro trimestre de vida

Quando o bebê chega ao terceiro trimestre de vida a cor dos seus olhos já pode ser notada como definitiva, nessa fase o seu sistema visual já se assemelha com o da vida adulta. Além disso, consegue localizar com facilidade objetos a uma distância maior, ou seja, seu campo visual se expande.

Um ano de vida

Quando finalmente o bebê chega a um ano de vida, ele começa a imitar as expressões faciais dos adultos do seu convívio, além disso, conseguem notar objetos a uma distância bastante significativa.

Nessa fase, o seu desenvolvimento visual está quase que completo, por isso, é fundamental investir em estímulos para o aprimoramento do órgão.

Outro detalhe importante é manter em dias a consulta com o oftalmologista, para garantir que não haja nenhuma intercorrência nesse processo.

Equipe Os Kobayashi

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.