Entenda as diferenças entre Oftalmologia, optometria e ortóptica!

Entenda as diferenças entre Oftalmologia, optometria e ortóptica!

A oftalmologia, optometria e a ortóptica são funções essenciais para cuidar da saúde de nossos olhos, mas elas possuem algumas diferenças. Entenda!

Apesar de terem nomes parecidos e todos os três cuidarem da saúde de nossos olhos, a Oftalmologia, Optometria e a Ortóptica são profissões com campos de atuações bem distintos e possuem diversas diferenças. No entanto, é muito importante compreender cada uma das funções dos profissionais dessas respectivas profissões para que as suas atuações sejam complementares uma as outras.

No post de hoje da OS Kobayashi te mostraremos quais são as principais diferenças entre elas e porque cada uma das funções desses profissionais é essencial para a saúde e o cuidado com os nossos olhos!

Oftalmologia

Sendo uma especialidade da medicina, a oftalmologia é a ciência responsável pelo cuidado e tratamento da saúde dos olhos e seus anexos, como o seu próprio nome diz. O profissional oftalmologista é responsável por diagnosticar e tratar todas as doenças nos olhos do paciente.

Para exercer essa profissão, além o curso de medicina, o médico também precisará realizar uma especialização específica no ramo da oftalmologia, o que o capacitará para realizar tratamentos médicos e cirúrgicos das doenças oculares.

Ortóptica

A Ortóptica, por outro lado, é um aprofundamento da Optometria (citada abaixo), mais precisamente uma pós-graduação, que se ocupa da avaliação do paciente, da reeducação dos olhos em caso de problemas da visão binocular (que ocorre no estrabismo e na heteroforia) e das medidas dos desvios oculares.

Na profissão ortóptica, o profissional será responsável por quantificar e qualificar as anomalias da visão e os distúrbios de motilidade ocular. Com base nos diagnósticos, ela define e aplica programas terapêuticos para a reabilitação e reeducação funcional e motora da visão binocular e da deficiência visual. O profissional dessa área, portanto, exercerá atividades no diagnóstica, reabilitação e atividades terapêuticas.

Optometria

Diferente das outras profissões citadas acima, a Optometria não trata do “órgão globo ocular”, mas sim foca no sentido da visão, corrigindo miopias, astigmatismos e hipermetropias, que por alguns são considerados doenças, mas são defeitos na visão.

O profissional formado em optometria não poderá realizar diagnóstico de doenças oculares, muito menos passar receitas de medicamento, no entanto, cabe a ele emitir a fórmula para os óculos, conhecida também como “receita” e indicar alguns exercícios ortópticos, que não são remédios. Por isso, essas prescrições não tem nenhum tipo de contraindicação e nem fazem mal à saúde dos nossos olhos.

Os exames dessa profissão começam com o optometrista realizando a anamnese detalhada, onde ele poderá determinar quais problemas visuais o seu paciente pode estar enfrentando e também poderá fazer a determinação de outras informações relevantes sobre a sua saúde e necessidades visuais.

Além disso, ele também tem como função o acompanhamento do paciente na adaptação do uso de óculos e também competência para realizar algumas campanhas para a prevenção de alguns problemas de visão, como os que foram citados acima. 

O diagnóstico das doenças oculares é uma das partes mais essenciais do trabalho do profissional da área, pois quando ele descobre alguma queixa visual que requererá de tratamentos mais avançados ou cirurgias, o paciente será encaminhado a um profissional da área, como o oftalmologista.

Para atuar nessa profissão, o profissional da saúde poderá fazer uma especialização na área, sem precisar ter se formado em medicina especificamente, mas precisará ter alguns conhecimentos em ciências, que envolve física, biologia e química, disciplinas que são bem abordadas durante o curso.

Mesmo que essas profissões sejam diferentes e tenham funções bem distintas, o trabalho de cada um desses profissionais é importantíssimo para a saúde dos seus olhos. Caso esteja se queixando de problemas visuais é essencial ir a um deles ou realizar uma consulta com cada um para obter um diagnóstico específico sobre como está a sua visão.

Por isso, é essencial que você passe regularmente por um médico especialista que possa te diagnosticar e passar a receita e o tratamento ideal para seus olhos. Lembre-se de nunca comprar óculos de grau sem saber com exatidão das lentes que precisa. Depois, vá em uma ótica que atenda todas suas necessidades, como a OS Kobayashi. Conheça a nossa loja, estamos localizados na Avenida Ipanema, 526, zona sul de São Paulo.

Equipe OS Kobayashi

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.