Descubra em quais ocasiões são recomendados o uso das lentes de contato e suas vantagens!
Os problemas de visão estão cada vez mais comuns na sociedade. Atualmente, entre astigmatismo, miopia e hipermetropia, há mais de 6 milhões de casos por ano apenas no Brasil, além de outras doenças, como a presbiopia.
O tratamento desses problemas podem ser feitos de diversas formas, como cirurgias ou óculos e lentes.
O mais utilizado deles são os óculos, principalmente para correções de miopia, hipermetropia e astigmatismo, no entanto, muitas pessoas preferem utilizar lentes de contato, seja por questão de aparência, conforto ou até mesmo precisão, mas quando é indicado usar esse tratamento para os seus olhos?
Em algum momento o tratamento com as lentes de contato é indicado?
Como citado anteriormente, inúmeras pessoas adquirem problemas oculares todos os anos. Apesar de muitos serem recomendados para o tratamento com óculos, existem outros em que as lentes de contato podem ajudar bem mais, como é o caso de pessoas que possuem um grau muito alto na sua visão.
Isso acontece porque quanto maior o grau, maior serão as lentes dos óculos, pois, apesar de existir índices de refração maiores, que deixam as lentes mais finas, há alguns casos que acaba trazendo desconforto para a vista da pessoa, podendo trazer, inclusive, efeito de garrafa ou olho grande, dependendo do problema nos olhos que o paciente possui.
Outro momento em que é necessário o uso de lentes de contato é quando se faz uma cirurgia nos olhos, como para tratar a catarata sem receber o implante do cristalino. Isso acontece porque o procedimento cirúrgico pode deixar a pessoa com dez a quinze graus de hipermetropia no olho em que foi feito, o que faria com que o cérebro não conseguisse juntar as imagens vistas por ambos os olhos, caso utilizasse óculos.
Além disso, outro problema de receitar esses acessórios para tratar os graus causados pela cirurgia é que também trazem bastante desconforto, dependendo do índice de refração que utilizar, podendo causar os efeitos citados anteriormente.
Mas há casos em que as lentes de contato não são recomendadas?
Sim, também há casos em que as pessoas não podem utilizar lentes de contato para o tratamento do problema dos seus olhos, podendo receitar apenas óculos, mas quando isso acontece?
Pacientes que possuem alergia nos olhos, secura ou mesmo alterações nas pálpebras e nas córneas, não são recomendados o uso de lentes de contato. Além disso, pessoas que exercem atividades que podem entrar sujeira nos olhos ou algo do tipo, como construção civil, também não podem realizar o tratamento através da lente de contato, além de lugares considerados poluídos.
Por esse motivo, caso precise utilizar óculos com graus maiores, você pode utilizar índices de refração que tragam conforto para seus olhos e, caso precise de uma cirurgia de catarata, recomendamos que realize o implante do cristalino, caso seja possível.
Tendo isso em vista, a utilização de lentes de contato podem ser importantes para o seu tratamento ocular, no entanto, é preciso entender bem como utilizá-las para não causar mais problemas nos olhos, como a higienização. Para isso, fizemos um post especial te ensinando a cuidar das suas lentes. Acesse e confira!
Equipe OS Kobayashi
Deixe uma resposta