Transformar óculos de sol em óculos de grau é possível? Possui algum risco?

Transformar óculos de sol em óculos de grau é possível? Possui algum risco?

Entenda como você poderá transformar os óculos de sol em óculos de grau e descubra como isso pode ser ainda mais benéfico para a sua visão!

Quem tem algum problema de vista, seja miopia, astigmatismo ou algum outro, sabe da dificuldade que é para colocar óculos de sol escuro, seja apenas para ficar estiloso ou para a proteção dos olhos.

No mercado há diversos modelos de óculos de sol, mas são vendidos sem grau, e sabemos que para uma pessoa que tem problemas de visão, é impossível ficar sem a lente certa para ela, pois além de muitas não conseguirem enxergar direito, precisa esforçar bastante os olhos, o que pode piorar o problema.

Com isso, muitos se perguntam se é possível transformar óculos de sol em óculos de grau, se há algum risco e se sim, qual é a melhor alternativa para fazer isso.

No post de hoje da OS Kobayashi tiraremos todas as suas dúvidas, explicando tudo o que você precisa saber sobre esses óculos.

Há a possibilidade de transformar óculos de sol em óculos de grau?

Sim. A resposta para essa pergunta é com certeza sim, mas não necessariamente transformá-lo e sim desenvolver uma lente escura ou colorida que tenha o grau certo para o seu problema de visão.

Para entender melhor, existem duas formas de você colocar grau em óculos de sol: A primeira é você ir a uma ótica especializada e ver quais modelos ela tem que podem ser adaptados com lentes de grau. A primeira é você ir a uma ótica especializada e ver quais modelos de óculos de sol melhor se adaptam ao seu grau, se há alguma restrição. Assim, com a receita em mãos, basta leva-los à ótica para a confecção das lentes.

A segunda opção, que atualmente é uma das mais comuns, são as lentes fotossensíveis. Elas possuem uma tecnologia que adapta a sensibilidade da luz, seja ela solar (natural) ou artificial, ficando escuras quando expostas a elas, mas essa escuridão depende do quão forte estará a luz naquele momento, sendo ideais para as pessoas que possuem fotofobia.

Quais são as armações ideais para transformar óculos de sol em óculos de grau?

Existem um vasto número de armações que você pode escolher para transformar os óculos de sol em óculos de grau, no entanto, quando for realizar a escolha, é muito importante prestar atenção em alguns detalhes.

Para lentes superiores a 4 graus, por exemplo, é essencial prestar atenção no tamanho dos aros, pois quando eles são muito grandes, podem acabar impossibilitando a montagem da lente.

A recomendação é que você encontre uma armação com aros recomendados para o seu grau, para que não se sinta incomodado com a grossura das lentes em seus óculos. Para isso, quando for em uma ótica fazer os seus, vá em uma especializada que consiga te ajudar com a armação ideal para você.

Quais são as vantagens e desvantagens de transformar óculos de sol em óculos de grau ou comprar um que venha com uma lente fotossensível?

Óculos com lentes escuras e coloridas

  • Vantagem: A vantagem de escolher óculos de sol de grau com lentes coloridas ou escuras é que caso não tenha fotofobia (sensibilidade a luz) poderá utilizá-lo apenas quando quiser ou for ficar exposto aos raios UV (o que é recomendado, para sua proteção);
  • Desvantagem: Caso escolha esses modelos de óculos de sol, dependendo da cor, também deverá ter um incolor para usar quando estiver escuro ou não estiver muito exposto a luz, pois isso poderá fazer com que os seus olhos forcem muito para poder ler e assistir por exemplo, e isso acabará prejudicando ainda mais a sua visão.

Óculos com lentes fotossensíveis

  • Vantagem: Os óculos com lentes fotossensíveis são ideais para as pessoas que tem fotofobia, pois elas se adaptam a qualquer sensibilidade de luz e protegem a visão de quem as estiver utilizando;
  • Desvantagem: Os óculos com lentes fotossensíveis escurecem quando expostos ao sol e podem demorar alguns segundos para retornar ao estado de transparência total, quando o usuário adentra em locais fechados. Alguns tipos de iluminação artificial, como luz negra e lâmpadas incandescentes também podem ativar a sensibilidade das lentes. As lentes fotossensíveis também possuem como desvantagem o fato de não serem ativadas dentro do carro.

Caso você queira óculos de sol com grau, quais são as cores de lentes que pode escolher?

Caso opte por óculos com lentes coloridas que tenham grau, você pode escolher em diversas cores como cinza, verde, marrom, dentre muitas outras, sendo a última citada a mais escolhida. Cada uma dessas lentes traz benefícios diferentes para quem as estiverem usando e é muito importante conhecê-los antes de adquirir o acessório.

  • Lentes marrons: Sendo indicadas para a prática de atividades ao ar livre e dirigir exposto aos raios ultravioleta, essa cor das lentes ajuda a realçar o contraste e também pode ser ideal para os dias em que o clima estiver instável;
  • Lentes degradês marrom e cinza: ideais para usuários de lentes progressivas (ou multifocais), preservando a área mais clara para a visão de perto
  • Lentes Cinzas: Não causando nenhuma distorção de cores, essas lentes são bem recomendadas para ambientes internos, sem muita exposição a luz solar e para dias com o clima nublado;
  • Lentes verdes: Oferecendo um alto contraste e destaque nas cores mesmo em ambientes com pouca luz, as verdes são indicadas para pessoas que possuem uma idade mais avançada para auxiliar a verem mais clareza nas cores e formas, e proporcionar mais conforto visual.

Seja para transformar óculos de sol em óculos de grau ou para lentes fotossensíveis, é muito importante se proteger dos raios solares que emitem radiação ultravioleta, pois isso pode fazer mal a sua visão em curto e longo prazo.

Por isso, na ótica OS Kobayashi você poderá encontrar os melhores modelos e armações que combinem com você e o deixe com ainda mais conforto visual. Conheça a nossa loja, estamos localizados na Avenida Ipanema, 526, em Veleiros na Zona Sul de São Paulo.

Equipe OS Kobayashi

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.