A importância de não coçar e esfregar os olhos para a saúde da sua visão!

A importância de não coçar e esfregar os olhos para a saúde da sua visão!

No post de hoje da OS Kobayashi te mostraremos quais são os problemas que isso pode acarretar e qual é a importância de parar com algo tão comum no nosso dia a dia.

O que ocorre em nossos olhos quando o coçamos bastante?

Se 2020 nos ensinou alguma coisa, é que a nossa mão é repleta de vírus e bactérias que podem entrar por diversas partes do nosso corpo, inclusive os nossos olhos, o que acaba fazendo mal tanto para a saúde da nossa visão quanto para nós em um conceito geral.

Nem sempre, quando levamos a mão até eles para coçá-los ou dar uma pequena esfregada, estamos elas limpas, afinal, há milhares, senão milhões, de bactérias em todos os lugares que tocamos, seja em um dispositivo celular, um teclado que estiver usando para digitar alguma coisa ou outro objeto. Segundo o portal de notícias G1, há um estudo realizado pelo biomédico dr. Roberto Figueiredo, conhecido como doutor bactéria, por exemplo, que comprovou que os nossos telefones celulares podem agregar mais bactérias do que a sola de nossos tênis e sapatos. E mesmo que algumas vezes elas não fazem mal a nossa saúde devido aos anticorpos, nas outras podem ocasionar em diversos problemas.

No entanto, não são apenas esses vírus e microorganismos que podem prejudicar a nossa visão ao coçar e esfregar os nossos olhos. Existem certas doenças que podem vir a aparecer ou agravar com esse simples hábito, como é o caso da Ceratocone.

A Ceratocone é uma doença que atinge uma em cada duas mil pessoas e é caracterizada pelo afinamento e deformação progressiva da córnea. A forma redonda dela começa a ficar mais cônica, o que acaba sendo muito prejudicial a nossa saúde, chegando a ser preciso o uso de óculos ou lentes de contato no início da doença para ser corrigida ou em alguns casos mais graves chegar ao ponto de precisar de um transplante de córnea.

Por essa e outras doenças que podem ser ocasionadas por bactérias que entram através das mãos ao coçar ou esfregar os olhos, é importante evitar esse hábito.

Mas como evitar esse simples hábito do nosso cotidiano sendo que muitas vezes está no “automático”?

Com o intuito de prevenir aquela coçada nos olhos que acontece quase que involuntariamente, principalmente em pessoas que possuem bastante alergia, e para chamar a atenção de todos acerca da ceratocone, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia e a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, em parceria com a Organização Mundial de Conscientização do Ceratocone criaram uma campanha de junho Violeta, do qual busca conscientizar as pessoas a se prevenirem contra ela ou não deixarem o caso se agravar.

No entanto, essa prevenção pode ser um pouco mais difícil para as alérgicas. Por isso, especialista da área recomendam que elas vão a um oftalmologista para que ele passe um colírio antialérgico. Porém, o uso inadequado dele pode alterar a pressão intraocular e levar a outras complicações.

Para que não haja essas complicações, especialistas ressaltam que o seu uso só deve ser feito sob orientação médica. Eles também alertam que estejam sempre em observação, pois essa doença pode aparecer ainda na adolescência, como é em 98% dos casos, e pode vir acompanhada com o aumento ou surgimento da miopia e astigmatismo, além de sintomas da Fotofobia e diplopia, que é a percepção de duas imagens em um único objeto.

Se você já tem os sintomas e está tratando com óculos ou lentes de contato, pode conferir modelos incríveis de armações e lentes em nossa loja. Estamos localizados na Avenida Ipanema, 526 – Veleiros – Zona Sul de São Paulo.

Fontes: Drauzio Varella/Blog, TNOnline/Site de notícias da UOL

Equipe OS Kobayashi

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.