Confira 5 sinais para identificar problemas de visão em crianças

Confira 5 sinais para identificar problemas de visão em crianças

Problemas na visão podem ser muito comuns em crianças. Descubra alguns sinais de como você poderá identificá-los!

Diversos problemas de visão, como a miopia, daltonismo, astigmatismo, entre outros, são muito comuns de serem desenvolvidos ainda na infância, no entanto, também é muito comum que os pequenos não consigam identificá-los, por isso, é muito importante observar e ficar atento a alguns sinais que demonstre que ele precisa de uma consulta para diagnosticá-lo.

Sabendo disso, no post de hoje da OS Kobayashi, te ensinaremos 5 dicas essenciais para conseguir observar e identificar os problemas de visão em crianças. Confira!

 1 – Observe a aproximação dos objetos aos olhos

Um dos sintomas mais comuns para identificar algum problema de visão em criança é a aproximação dos objetos aos seus olhos, principalmente livros, celulares ou até mesmo quando elas ficam muito próximas da televisão ou outras telas.

Geralmente, quando isso acontece com frequência, pode significar que não esteja conseguindo enxergar tão bem de longe, tendo uma visão um pouco embaçada, e é muito importante levá-las ao médico oftalmologista para ter o diagnóstico correto, pois caso ela tenha algum problema, será necessário iniciar algum tipo de tratamento, como os óculos, por exemplo, no caso de ter miopia, astigmatismo ou outras doenças que necessitam deles.

Além disso, essa aproximação dos objetos ou quando a criança aperta os olhos também pode significar que ela contém hipermatropia, que pode atingir tanto adultos como também crianças, deixando a visão embaçada quando o objeto está muito próximo, podendo gerar também visão distorcida.

2 – Ter bastante dores de cabeça

É muito importante observar se elas se queixam com frequência de dores de cabeça, pois esses sinais, juntamente com o cansaço nos olhos, podem simbolizar um problema de visão em criança.

Esses sinais geralmente aparecem quando estão jogando videogame, assistindo televisão ou até mesmo lendo um livro, visto que essas atividades forçam bastante a musculatura de seus olhos para conseguir enxergar melhor.

Além disso, o baixo desempenho na escola também pode significar problema de visão. Quando a criança tem muito desinteresse ou desatenção na escola, pode ser que ela esteja com baixa visão ou dificuldade para enxergar. Os sintomas são muito parecidos com o Transtorno de Déficit de atenção e hiperatividade, mas pode ser algum probleminha na visão, sendo necessário ir ao oftalmologista para diagnosticar.

3 – Coçar ou apertar muito os olhos

Quando as crianças estiverem em frente à televisão, celular ou computador, é muito importante que as observem, pois com isso você poderá identificar diversos sinais de que pode haver algum problema em sua visão.

Por exemplo, é muito comum que, quando não estão conseguindo enxergar direito, elas cocem ou apertem os olhos, criando uma fenda menor nas suas pálpebras e eliminando os raios periféricos, concentrando-o apenas na parte central de sua visão, pois quanto menor o foco, melhor ela enxergará.

Por isso, quando observá-la realizando essas atividades, você poderá identificar se elas precisam de um diagnóstico mais preciso para os sintomas que elas estão sentindo e, caso tenha, começar o tratamento adequado para melhorar a forma como elas enxergam e não prejudicar ainda mais sua visão.

4 – Tropeçar e esbarrar com uma maior facilidade

Quando há algum problema de visão em criança, sobretudo aqueles que a impedem de enxergar de longe ou até mesmo de perto, é muito comum que elas esbarrem ou tropecem frequentemente em objetos tanto dentro de casa quanto fora.

Por isso, caso ela venha apresentar esses sinais o ideal será levá-la ao médico para realizar um exame para identificar o que ela tem.

5 – Apresentar um mau desempenho nas atividades escolares

A visão é responsável por cerca de 70% do nosso contato com o mundo exterior. Por isso, quando há algum problema de visão em criança é muito comum que elas apresentem um mau desempenho na escola, sobretudo quando ainda estão em fase de aprendizagem do alfabeto, pois isso as impedirá de enxergar com clareza as letras e figuras, o que trará mais dificuldade no aprendizado.

Dica bônus – Pupilas brancas, semelhante aos olhos de gato podem ser um dos problemas de visão em criança

Esse é um dos sinais que, sem dúvida, você deve prestar mais atenção para ver se há algum problema de visão na criança, pois, além de comprometer a sua vista, pode também comprometer sua vida.

Quando há um certo tipo de reflexo branco nos olhos, semelhantes aos olhos de gato, pode sinalizar algumas doenças como a glaucoma, catarata congênita e até retinopatia, que é uma espécie de tumor que acomete os olhos, onde a vascularização da retina não se desenvolve completamente, o que pode ocasionar em um deslocamento dela e levar a criança a cegueira.

Equipe OS Kobayashi

Fonte: Tua Saúde/Blog; Revista Crescer/Site; e Fabiana Scaranzi blog.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.