Óculos piratas – Confira todos os perigos deste produto!

Óculos piratas – Confira todos os perigos deste produto!

Os óculos piratas podem fazer muito mal aos nossos olhos e trazer um grande risco a nossa saúde ocular. Descubra quais são eles!

Devido aos seus baixos preços, muitas pessoas que precisam utilizar óculos ou querem algum para utilizar na praia, na piscina ou simplesmente para sair no sol, como um acessório de beleza, optam por comprar esses produtos farmácias, camelôs e lugares não especializados, confiando que a mercadoria está fazendo bem aos seus olhos, no entanto, é totalmente ao contrário.

Os óculos piratas, sejam eles de sol ou de grau, podem não apresentar a qualidade que você precisa e acabar trazendo perigos ao invés de benefícios à sua saúde. No post de hoje da OS Kobayashi, falaremos um pouco mais sobre esses acessórios e quais são os malefícios que eles podem trazer.

Óculos pirata de sol pode não oferecer a proteção necessária contra os raios UV

Muito mais do que um simples acessório para sair nas fotos ou tomar um sol na beira da piscina ou na praia, os óculos de sol são muito importantes no nosso dia a dia, pois oferecem uma ótima proteção contra os raios ultravioleta que são emitidos dos raios solares.

No entanto, segundo a Associação Brasileira de Indústria Óptica, 1 entre 4 brasileiros optam pelos óculos piratas do que os originais, por terem preços um pouco mais em conta, mas, devido as doenças e danificações na nossa visão que podem ocorrer, a relação custo-benefício pode sair cara demais.

Quais são as doenças que podem ser causadas com a utilização de óculos piratas?

Quando colocamos óculos solar, geralmente, é quando ficaremos por bastante ou algum tempo expostos ao sol, embora haja pessoas que gostam de utilizá-los dentro de casa para mexer em computadores e celulares para se proteger da luz azul, o que também pode ser muito importante.

No entanto, ainda segundo a Abióptica, além de acarretar em dores de cabeça e cansaço ou desconforto em nossa visão, os óculos piratas podem causar ou provocar o aparecimento precoce de doenças e problemas de visão, tais como:

  • Pterígio;
  • Queimaduras de Retina;
  • Amadurecimento precoce de algumas doenças, como um dos tipos de Catarata, por exemplo;
  • Tumores de Pálpebra e de Conjuntiva;
  • Entre outros.

Além disso, é importante tomar ainda mais cuidado caso tenha alguma lesão em suas pálpebras, pois a exposição contínua delas a luz solar pode acabar acarretando em um surgimento de câncer de pele, o que torna esses produtos ainda mais perigosos.

Por isso, é muito importante que você evite utilizar esses óculos piratas e, caso já os tenha utilizado por algum tempo e está sentindo alguns sintomas nos olhos, é essencial ir a um oftalmologista para fazer exames e realizar um diagnóstico.

Além disso, é importante salientar que os óculos de graus vendidos em lojas não especializadas, como lojinhas de 1,99; farmácias; entre outras; pode vir com a quantidade errada de graus que você precisa e isso acabar fazendo com que surjam outros problemas de visão ou piore os já existentes.

Mas como posso identificar se os óculos são piratas ou originais?

Muitas vezes, nós ganhamos algum óculos ou o compramos pela internet sem saber se eles são ou não falsificados. Por isso, para não correr o risco de ter algum dano ou lesão em sua visão, é muito importante identificar a sua veracidade, que pode ser feito a olho nu, seguindo os seguintes passos:

  • Nas lentes, a primeira coisa que você deve analisar é a sua cor, pois ela não deve ser muito escura, porque assim não conseguirá enxergar as cores em sua totalidade, podendo afetar o seu dia a dia, como ver as cores dos semáforos, por exemplo. Além disso, é importante perceber se ela possui algum efeito prismático, pois ele pode distorcer as imagens que são visualizadas pelos usuários;
  • No quesito de armação, é essencial analisar o logotipo, pois caso ele esteja borrado ou saia com mais facilidade, pode ser um indicativo de que os seus óculos são piratas.

Além disso, outro fator que pode indicar o vestígio de falsificação é no seu acabamento, pois as marcas, geralmente, fazem um acabamento impecável, como os modelos que são vendidos na Optical Store Kobayashi.

Fonte: Abióptica

Equipe OS Kobayashi

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.