Conheça sobre os sintomas do Melanoma e diagnóstico

Conheça sobre os sintomas do Melanoma e diagnóstico

Entender os sintomas do Melanoma é o primeiro passo para realizar o seu diagnóstico!

O câncer é uma das doenças mais comuns no país. Atingindo milhares de pessoas por ano, ele pode vir em diversos lugares do corpo. 

Os mais comuns para homens são os de próstata e de mulheres, o de mama. No entanto, existem muitos outros tipos, como o Melanoma, que pode causar diversos danos à saúde do paciente, podendo ser ele benigno ou até mesmo maligno, mas quais os sintomas do Melanoma e como realizar o diagnóstico? 

O que é o Melanoma? 

Para entender melhor sobre essa doença, é preciso saber que a luz solar, ultravioleta, pode causar diversos danos e doenças à pele das pessoas, quando elas ficam expostas por bastante tempo.

O Melanoma é o tipo mais grave de câncer de pele. Ele ocorre quando as células produtoras dos pigmentos que dão cor à pele tornam-se cancerígenas, mas quais são os principais sintomas dessa doença? 

sintomas do Melanoma

Sintomas da doença Melanoma 

Os primeiros sinais e sintomas do surgimento de um melanoma no corpo estão relacionados a uma alteração pigmentar da pele ou até mesmo a modificação do tamanho ou cor de algumas pintas ou até mesmo manchas pré-existentes. 

Além disso, é fundamental ter em mente que essa doença pode acabar aparecendo em qualquer parte do corpo, como próximo aos olhos, por exemplo, nos braços, pernas, etc, mas como é realizado o diagnóstico do melanoma? 

Como é feito o diagnóstico do melanoma? 

O diagnóstico do Melanoma deve ser feito por um médico dermatologista, que é especializado no tratamento e prevenção de doenças de pele, pelos, cabelos, unhas e mucosas. 

Ele é realizado através de um exame físico. Depois de terminado, o especialista vai conseguir definir qual o grau que essa doença já está e fazer uma possível retirada do tumor. Logo após, é realizado um outro exame, chamado de histopatológico.

O tratamento dessa doença depende bastante. Existem graus de severidade. Alguns problemas podem ser resolvidos através da retirada do tumor que se formou com o melanoma e outros, mais severos, pode chegar a ser resolvido somente através de rádio ou quimioterapia. 

Por esse motivo, é importante sempre estar bastante atento aos sinais e até mesmo realizar um diagnóstico precoce, mas como isso pode ser feito? 

Diagnóstico precoce do melanoma 

Para fazer o diagnóstico precoce da doença, você deve realizar um autoexame uma vez por mês, da cabeça aos pés, onde você pode procurar qualquer lesão que pode ser suspeita de vestígios da doença. 

Para que isso seja possível, a primeira coisa que deve fazer é saber identificar as pintas que são normais no seu corpo das anormais. Com isso, é importante entender que as comuns possuem menos de 5mm e são, na maioria das vezes, uniformemente coloridas. 

Apesar de algumas pintas surgirem ainda no nascimento, a maioria delas aparece durante a infância ou mesmo na adolescência. Caso elas apareçam na fase adulta, é importante ir ao médico dar uma olhada. 

Por esse motivo, é importante saber o que está procurando. Preste bastante atenção em sinais como: 

  • Novas manchas ou pintas com forma irregular;
  • Manchas escuras sob as unhas das mãos ou dos pés, membranas mucosas ou na planta dos pés;
  • Crescimento ou mudança de cor em pintas e manchas já existentes; 
  • Coceira, sensibilidade ou dor;
  • Sangramento ou lesões que não cicatrizam;
  • Inchaço ou vermelhidão.

Equipe OS Kobayashi

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.