Importância da saúde visual no período de alfabetização/primeiros anos para as crianças

Importância da saúde visual no período de alfabetização/primeiros anos para as crianças

Se preocupar com a saúde visual da criança no período de alfabetização é fundamental! Entenda! 

Que os óculos são essenciais para todas as idades, nós já sabemos. Seja os escuros para proteger contra os raios ultravioleta emitidos pela luz solar ou mesmo da azul, artificial, emitida pelas telas de computadores, televisores e celulares, ou os de grau, que são fundamentais para corrigir problemas como miopia, astigmatismo, hipermetropia, dentre muitos outros. 

No entanto, o que algumas pessoas não sabem é que a saúde visual de crianças pode refletir diretamente no período de alfabetização delas, mas qual é a importância disso? 

Quando ocorre o desenvolvimento da nossa visão? 

A primeira coisa que precisamos saber para entender a importância da saúde visual da criança no período de alfabetização é que o desenvolvimento da visão ocorre até os sete anos de idade. 

No entanto, caso haja algum problema nos olhos dos pequenos nesse período e ele não for corrigido, ela pode não se desenvolver completamente e gerar um problema conhecido como “olhos preguiçosos” ou ambliopia, como é chamado pelos oftalmologistas. 

Por esse motivo, é fundamental ficar bastante atento, pois alguns sintomas podem acabar passando despercebidos pelos pais, mas quais são os principais problemas visuais que podem ser adquiridos na infância? 

saúde visual no período de alfabetização

Os principais problemas que podem prejudicar a saúde visual de crianças

Como citado anteriormente, existem diversos problemas na visão que podem atingir os pequenos, sendo os mais comuns a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo. 

A primeira é um distúrbio em que os objetos que estão próximos é possível enxergar com bastante clareza, mas os que estão longe acabam ficando embaçados. Costumando ser hereditária, ela atinge mais de 2 milhões de pessoas por ano no Brasil. 

Já a hipermetropia é o contrário, o que está mais perto embaça e o que está longe, dá para enxergar perfeitamente. Esse problema é bastante comum tanto em adultos quanto em crianças. 

O astigmatismo é uma imperfeição comum na curvatura dos olhos. Nesses casos, a superfície frontal do olho ou o cristalino, que está no interior dele, é curvado em uma certa direção, diferente do outro, o que causa os sintomas de visão turva. 

Além disso, outro problema que afeta a saúde visual da criança é o estrabismo, ou seja, quando os olhos não olham na mesma direção. Suas causas estão relacionadas à lesão no nervo óptico ou a disfunção dos músculos que controlam os olhos, mas como isso pode afetar a alfabetização dos pequenos? 

A saúde visual no período de alfabetização 

Quando falamos sobre saúde visual na infância, é fundamental citar a alfabetização. Isso porque, problemas nos olhos podem influenciar diretamente no aprendizado delas. 

Muitos pequenos, quando vão à escola, acabam não tendo um desempenho tão bom na hora que está sendo alfabetizado e isso pode estar totalmente relacionado com algum dos problemas citados acima. 

Com a hipermetropia, miopia, astigmatismo e até mesmo o estrabismo, a criança pode ter bastante dificuldade para ler e enxergar algumas palavras, o que dificulta sua aprendizagem. Por esse motivo, é fundamental ficar de olho em como está o desempenho escolar para, caso precise, levá-la ao oftalmologista. 

Equipe OS Kobayashi 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.