Como identificar doenças visuais em crianças?

Como identificar doenças visuais em crianças?

Identificar as doenças visuais em crianças é fundamental para iniciar o tratamento precocemente! 

Todos os anos, milhares de pessoas no Brasil são diagnosticadas com algum tipo de problema ou doença nos olhos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, atualmente há mais de 35 milhões de brasileiros com algum tipo de problema na visão. 

Esse número representa mais de 16.3% de toda a população do país. Uma grande parte dessas doenças, como a miopia e o astigmatismo, por exemplo, podem ocorrer ainda na infância e, caso inicie o tratamento precocemente, é possível ir revertendo com o tempo e até mesmo curá-las. No entanto, como você pode identificar essas doenças visuais em crianças? 

doenças visuais em criaças

Quais são as principais doenças visuais em crianças? 

Antes de entender como é possível identificar doenças visuais em crianças, é fundamental ter em mente que as mais comuns são a miopia, hipermetropia e astigmatismo. 

No entanto, é importante ficar bastante atento, pois algumas mais graves podem acabar se desenvolvendo, como a catarata congênita, que pode desenvolver perda gradual na visão da criança, ou mesmo a retinoblastoma, um tipo de câncer que pode atingir as pessoas principalmente na infância. 

Além disso, a conjuntivite também pode ser um problema recorrente nos pequenos e o estrabismo também, principalmente em bebês, onde é comum que fiquem um pouco vesgos porque seus olhos ainda estão em desenvolvimento. 

É muito importante prestar atenção, pois alguns desses problemas visuais, como a miopia, astigmatismo e hipermetropia, caso não seja diagnosticado e iniciado o tratamento precocemente, pode acabar levando os pequenos a desenvolverem ambliopia, onde o sistema nervoso tem bastante dificuldade para compreender o que é uma imagem nítida, mas como você pode identificar doenças visuais em crianças? 

Maneiras de identificar doenças visuais em crianças

A primeira coisa que você deve fazer para identificar doenças visuais em crianças é quando ela nasce, com um exame conhecido também como teste do olhinho. Podendo diagnosticar catarata congênita e até mesmo retinoblastoma, atualmente ele é obrigatório nas redes de hospitais públicos, antes de sair da maternidade. 

Agora, para identificar outros problemas, sem ser com o teste do olhinho, é importante que você observe os sinais e, caso perceba alguma coisa, levar a criança ao oftalmologista. Quando ela possui abaixo de um ano, por exemplo, o lacrimejamento ocular, desvio repentino dos olhos ou reflexo esbranquiçado da visão nas fotos, podem indicar algum problema.

Já para crianças abaixo de dois anos, o lacrimejamento e o desvio dos olhos ainda continuam sendo um sinal a se prestar atenção, mas também é possível identificar algum problema caso tenha alguma dificuldade de fixação ao olhar. 

Acima dessa idade, os olhos já estão um pouco mais desenvolvidos. Sendo assim, além dos sintomas acima, é importante prestar bastante atenção em sinais como ficar muito perto das telas, seja ela de computador, televisão ou celular; náuseas; dores de cabeça; dificuldade de leitura. 

Essa última, em especial, é fundamental estar atento, principalmente com o retorno das aulas, pois a dificuldade de aprendizagem pode ser um indício de que a criança não está conseguindo ler direito, e isso pode estar relacionado a alguma doença visual. 

Além disso, para prevenir que ela desenvolva ou para diagnosticar precocemente, outra coisa importante a se fazer é levar ao oftalmologista com frequência, pois isso pode ajudar no diagnóstico. 

Equipe OS Kobayashi

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.