O que é luz azul e quais os seus danos à visão?

O que é luz azul e quais os seus danos à visão?

Entenda quais são os danos que a luz azul pode causar aos seus olhos!

Os nossos olhos são uma das partes mais sensíveis do nosso corpo, afinal, eles estão bem expostos ao ambiente. Por isso, caso não cuidemos muito bem da sua saúde, pode gerar diversos problemas e doenças na visão, como alergias, miopias e, dependendo do caso, até algo mais grave. Isso acontece por diversos fatores, como coçá-los de vez em quando, não higienizar a mão quando for levá-la aos olhos ou, uma das mais comuns, pela alta exposição às luzes.

Quando falamos sobre esses raios ultravioleta, a primeira coisa que vem em nossa mente, sem dúvidas, é a luz natural do sol que, caso não se proteja adequadamente, pode gerar uma série de problemas e doenças mais graves, podendo, inclusive, perder a visão.

No entanto, existe outra luz que também é excessivamente nociva aos olhos, da qual chamamos de azul, mas você sabe o que ela é e quais são os malefícios que pode trazer para sua saúde?

O que é a luz azul?

Para entender melhor sobre os efeitos que a luz azul pode ter sobre os nossos olhos, é preciso saber que ela é emitida tanto de forma natural quanto artificial e, ao mesmo tempo que pode trazer alguns benefícios, ela também pode ser muito nociva, podendo gerar diversas doenças.

É fundamental ter em mente que existem dois tipos de luzes: as que são visíveis e as que são invisíveis. Para isso, existem frequências desses raios, como os de 380 nm até 430 nm e os de 500 nm até 700 nm, e é isso que define quando a luz azul pode ser nociva ou benéfica. As invisíveis, conhecidas como azul-violeta, vibram na primeira frequência e fazem muito mal à saúde dos nossos olhos, enquanto a segunda, visível, pode trazer alguns benefícios. No entanto, para entendermos melhor, podemos separá-las entre natural e artificial.

As luzes azuis naturais são as que são visíveis. Ela é bastante importante, pois ajuda a combater a depressão do inverno e ajuda a regular nosso relógio biológico interno, sendo fundamental para uma boa noite de sono.

No entanto, as artificiais, emitidas por telas de celulares, computadores e televisores, por exemplo, podem trazer diversos malefícios. A alta exposição a ela pode causar danos na retina, aumentando o risco da catarata, da queimadura na córnea, também conhecida como fotoqueratite, e até mesmo a degeneração macular relacionada com a idade.

Além disso, o efeito dela vai ao contrário do da natural, podendo causar a redução do hormônio do sono no nosso organismo, o que acaba gerando insônia, poucas noites dormidas e diversos outros problemas, principalmente para crianças e adolescentes. Por esse motivo, é fundamental sempre ter métodos para se proteger contra os danos que ela pode causar, mas como você pode fazer isso?

Como evitar os malefícios da luz azul em nossos olhos?

Sabendo que as que são emitidas artificialmente fazem muito mal à saúde dos nossos olhos, a primeira coisa que você pode fazer para evitar os danos da luz azul à sua visão é fazer algumas pausas enquanto estiver em frente ao computador, celular ou televisão. Recomendamos que a cada 20 minutos pare e foque em um objeto que esteja a, pelo menos, 6 metros de distância, e fique olhando para ele por vinte segundos.

Além disso, devido aos efeitos que ela pode causar no nosso organismo, principalmente no período da noite, diminuindo a melatonina, ou seja, o hormônio do sono, você também pode evitar, no período da noite, mexer ou ficar muito tempo em frente aos dispositivos que emitem a luz azul.

Outra técnica de proteção contra ela é a utilização de óculos com filtro de luz azul, que deixará passar somente a que faz bem aos nossos olhos e bloqueará a que faz mal, conseguindo, assim, reduzir os malefícios dela no nosso organismo.

Equipe OS Kobayashi

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.