Qual a iluminação mais confortável para os olhos?

Qual a iluminação mais confortável para os olhos?

Para manter a saúde da sua visão, evitar sintomas e problemas, é fundamental entender qual é a iluminação mais confortável para os olhos! 

Existem muitas pessoas no Brasil que tem seus problemas de visão totalmente relacionados à fotossensibilidade, ou seja, quanto maior a incidência da luz, mais sintomas como dores oculares e enxaquecas, ela pode sentir, seja na frente da televisão, do computador, do celular ou até mesmo em um local muito iluminado, mas mesmo as pessoas que não são fotossensíveis, também precisam tomar bastante cuidado com a luz. Por esse motivo, é fundamental entender qual a iluminação mais confortável para os nossos olhos. 

Como acontece a função dos nossos olhos? 

Como todos sabemos, os nossos olhos têm a função de levar a imagem que enxergamos para o nosso cérebro processar. A luminosidade chega a eles através de uma onda visível que é captada pelo sistema de visão. 

Os raios emitidos por ela atravessam nossa córnea e vão para a retina, que forma uma imagem invertida do que estamos enxergando. Essa correção, no entanto, é realizada em nosso cérebro, depois que as células enviam a informação visual à nossa mente, por meio de um sistema nervoso. 

Com isso, os nossos olhos funcionam como um tipo de máquina fotográfica e precisam regular o foco e a entrada de luz. É nesse ponto que entra a iluminação. Isso porque a pupila acaba dilatando conforme a incidência da luz. Assim, ela não pode estimular demais a nossa visão, mas também não pode estimular de menos. Precisa ser na medida certa. 

Quando estamos em um lugar que possui bastante luminosidade, por exemplo, pode acabar gerando algum desconforto para os olhos devido à força do músculo ocular para manter a pupila um pouco mais fechada. Isso acontece não só com as luzes naturais, mas também com as artificiais. Com isso, fica a dúvida, qual é a iluminação mais confortável para os nossos olhos? 

Qual é a iluminação mais confortável para os nossos olhos? 

A primeira coisa que deve saber é que a luz natural é a mais indicada. Sendo assim, se possível, um ambiente com bastantes janelas pode ser o ideal para trazer conforto à sua visão, principalmente quando está lendo, por exemplo. 

No entanto, caso precise utilizar alguma iluminação artificial, o mais indicado são as luzes incandescentes, pois a luminosidade delas é contínua, enquanto as fluorescentes podem apresentar algumas oscilações que podem provocar cansaço nos olhos, principalmente entre os que possuem a visão mais sensível. 

Mesmo assim, é importante ressaltar que, apesar de boatos na internet, as luzes fluorescentes não liberam radiação que são nocivas aos nossos olhos e nossa pele. A excitação do fósforo dentro da lâmpada, que acontece devido a radiação ultravioleta, não chega até as pessoas e não causam qualquer dano. 

É preciso se preocupar com as telas dos computadores? 

Sim, uma das coisas que você também deve se preocupar para manter a saúde dos seus olhos é com a luz azul emitida por telas de celulares, computadores e televisores, que podem acabar prejudicando bastante a sua visão. 

Por esse motivo, além de manter o brilho baixo, recomendamos que descanse seus olhos por alguns minutos enquanto estiver utilizando esses dispositivos e também não fique mexendo quando as luzes estiverem apagadas. 


Equipe OS Kobayashi

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.